top of page

Grupo Franciscano

Apresentação

A semente lançada na terra.… encontrou uma terra boa, acolhedora e pode germinar, brotar e crescer. Assim está acontecendo com o grupo franciscano "Sementes do Reino que vem caminhando com fé, acolhendo a cada novo dia a graça de Deus no espirito da Paz e do bem, vem se firmando na espiritualidade franciscana que professa Jesus o Rei do universo e, a cada novo tempo, firmando os passos, construindo bons princípios para uma vida de fidelidade ao Evangelho para o cultivo de uma espiritualidade de paz e bem em meio ao mundo.

No artigo 09 das constituições das Irmãs Franciscanas de Cristo Rei, diz: "As Irmãs participam da missão da Igreja na construção do Reino de verdade, justiça, amor e paz de Cristo Senhor: Difundem o anúncio da salvação e cuidam da promoção do ser humano, a fim de que em Cristo, coração do mundo, seja dada toda honra e glória ao Pai na fraternidade universal de todos os seus filhos".

Eis o princípio, "...a semente vai germinando e crescendo, mas o agricultor não sabe como isso acontece" (Mc 4,27). Conta-se que o notável pintor francês Renoir, já sexagenário e bastante afamado pela vitalidade que deu ao impressionismo, foi procurado por um jovem admirador interessado em aprender as artes do desenho, Porém, alegando um tempo escasso para tal empreitada, o apressado discípulo desejava saber quanto tempo duraria o aprendizado, pois ficara assombrado ao ver que o grande mestre fora capaz de fazer uma bela pintura com delicadas pinceladas, mas com uma rapidez espantosa. Diz Renoir: "Fiz este desenho em cinco minutos, mas demorei 60 anos para consegui-lo."

Esta é a resposta de alguém que é um sábio consistente e que ultrapassa o senso comum e o óbvio, gerando o novo. É a revelação da sabedoria daquele que consegue maturar; sem pressa, a experiência de vida. Em nosso mundo somos forjados a agitação, a pressa, a produção e eficiência. O padrão cultural nos força para agendas e, muitas vezes somos incapazes de perceber a trilha do respira, do cuidar, do cultivar: se na espiritualidade da vida, do caminho cristão, da espiritualidade franciscana que nos conduz a raiz de nossa vocação, ao eixo da relação de irmandade com todas as criaturas.

O Grupo Franciscano "sementes de Reino" quer ser um sinal de originalidade, de vivencia da paz e do bem no cotidiano da vida, nas relações e no mundo da família, da comunidade, da sociedade e do cosmo.


                                                                                                                    Ir. Ivoni Lourdes Fritzen, Franciscana de Cristo Rei

Clique aqui para baixar o boletim Franciscano

bottom of page