top of page
Buscar
  • Foto do escritorIrmãs Franciscanas do Cristo Rei

Mensagem de Cristo Rei

"No último domingo do ano litúrgico celebramos a solenidade de Cristo Rei”. O Evangelho nos faz contemplar Jesus que se apresenta a Pilatos como Rei do Reino que não é deste mundo (Jo.18,36). Isso não significa que Cristo seja rei de um outro mundo, mas que é Rei num outro modo e é Rei neste mundo.

É uma contraposição entre duas lógicas. A lógica humana se baseia na ambição, na competição luta com as armas de medo da manipulação das consciências. A lógica do Evangelho, isto é, a lógica de Jesus se expressa na humildade e na gratuidade se afirma silenciosamente, mais eficazmente com a força da verdade. Os reinos deste mundo, às vezes, se regem sobre prepotências, rivalidades, opressões. O reino de Cristo "é reino da justiça, de amor e de paz".

Jesus revelou-se rei, quando? *Na CRUZ. Quem olha a Cruz de Cristo vê a grande gratuidade do AMOR. Alguém poderá dizer, mas este foi o seu fracasso, mas é mesmo no fracasso da cruz que se vê o Amor, este amor que é gratuito que Jesus nos dá. Falar de poder e força para o cristão significa pensar no poder da cruz e no amor de Jesus; Um amor que permanece firme e integro também diante da rejeição e que aparece como cumprimento de uma vida dedicada na total oferta de si mesma em favor da humanidade. A força do Reino de Cristo é o Amor. Por isso, a realeza de Cristo não nos oprime, mas nos liberta de nossas fraquezas e misérias animando-nos a percorrer a estrada do bem, da reconciliação, do perdão. Diante de tanto sofrimento no mundo e demasiadas feridas na carne dos homens, pedimos à Virgem Maria de sustentar-nos no compromisso de imitar Jesus, nosso Rei, tornando presente o seu Reino com gestos de ternura, de compreensão e de misericórdia.” (Papa Francisco)

A Madre, Ir. Edite nos propõe as seguintes questões: 1. Guardo dentro de mim: Quais sinais da lógica do mundo e quais sinais da lógica do Evangelho me habitam? 2. A força do Reino que é amor se revela em gestos de ternura, compreensão e misericórdia. Como nossa fraternidade exprime estes valores?

A. Lembro igualmente da reflexão “Cristo Rei”, texto enviado junto a carta da Delegação; B. A celebração de Cristo Rei com a renovação dos Votos como expressão de fidelidade a Deus e ao carisma, no compromisso com os valores do Reino; C. A celebração de Cristo Rei com os Leigos Franciscanos, “Sementes do reino de Deus”

Um fraterno abraço a cada Irmã, na UNIDADE.

Ir. Ivoni Lourdes Fritzen

14 visualizações0 comentário
bottom of page